verbosidade
Independentemente da modalidade (oral ou escrita) escolhida para passar a mensagem, a clareza deve ser um dos fatores principais.
O excesso de informação desnecessária atrapalha essa passagem, o que pode resultar na incomunicabilidade. É essa a característica da verbosidade: Dizer muito sem nada dizer.
A redação empresarial, por décadas, baseou-se muito na crença de que a qualidade do texto dependia, primordialmente, da dificuldade de entendê-lo.
Lembra-se de que os eleitores apreciavam os discursos empolados dos candidatos? Uma das consequências dessa valorização do que é incompreensível é a existência de muita verbosidade nos textos. Observemos o exemplo a seguir, que representa a herança, ainda existente em inúmeros textos, da antiga redação empresarial:
Prezados Senhores,
Em resposta à sua gentil solicitação a nós enviada pelo digníssimo representante de V.S. as,
Sr. Fulano de Tal, vimos, através desta, informar que já se encontram à sua disposição nossos estúdios para a gravação do disco.
Conforme contato pessoal com o representante supracitado de V.S. as, os estúdios deverão ser utilizados nos dias 27 e 28 do corrente mês.
Outrossim, comunicamos que o custo total pelo uso do estúdio e dos equipamentos sofrerá um desconto de 10% (dez por cento), de acordo com o que ficou estabelecido em nossa última reunião, em 20 de janeiro de 2013.
Sem mais que se nos possa acrescentar para o momento, despedimo-nos e deixamo-nos à disposição para o que for necessário na obtenção do desiderato colimado.
1) Há passagens do texto com um tom excessivamente respeitoso e formal. São exemplos disso o início e o final do texto.
Em resposta à sua gentil solicitação enviada pelo digníssimo representante de V. S.as,
Sem mais que se nos possa acrescentar para o momento, despedimo-nos e deixamo-nos à disposição para o que for necessário
Embora pareçam muito polidas, essas passagens distanciam o leitor do emissor da mensagem, tornando-a cansativa,