Definições de Verbosidade, Ambiguidade, Frase Centopeica e Frase Labirintica

383 palavras 2 páginas
Verbosidade
A verbosidade é a particularidade do que é verboso, que fala muito; qualidade da pessoa que se expressa com eloquência.
Esse termo pode ser considerado como um sinônimo de prolixidade. A verbosidade se refere a um texto rebuscado, com uma linguagem de difícil compreensão, ou seja, inacessível ao leitor.

Ambiguidade
Ambiguidade é o nome dado à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Ela tem origem no latim “ambiguitas”, que possui significado similar ao vocábulo no português: incerteza, equívoco. A ambiguidade é colocada no grupo das espécies de vícios de linguagem.
Exemplo:
“A criança feliz foi ao parque.”

** A criança ficou feliz ao chegar no parque, ou estava assim antes? **

“Feliz, a criança foi ao parque.”

Frase Centopéica
A frase centopéica tem esse nome por causa da centopéia ou lacraia, um artrópode que possui 15 ou mais pares de patas. Esse grande número de pés propiciou uma analogia para designar o tipo de período em que as orações se enfileiram numa sequência aparentemente interminável. São tantas informações que o leitor não tem como as reter.
Exemplo: Nossos governantes dedicam-se a criar escolas e mais escolas, abrir concursos para preencher dezenas de vagas com professores vindos de cursos universitários às vezes ruins, às vezes inadequados à matéria que vão lecionar e dão-se por satisfeitos, pois, para eles, ensino de qualidade não é algo a ser pensado e elaborado, nem ao menos importado pronto do exterior, mas é simplesmente um conceito vazio a ser usado em véspera de eleição.

Frase Labiríntica
A frase labiríntica é aquela frase que tem tantas subdivisões de ideias que acaba fazendo com que o leitor se afaste da leitura, pois não consegue entender com clareza as ideias.
Exemplo: Queremos, neste momento, observar que o nosso aceite

Relacionados

  • Comunicação em Prosa Moderna
    142095 palavras | 569 páginas