Entrevista Psicologia Escolar I
Orientadora educacional: Professora Marguit Lotice Hoelcher. Especializada em Educação Escolar. Trabalha no SOE – Serviço de Orientação Educacional
- Número de alunos, professores e funcionários?
Profª.Marguit: Possui 550 alunos, 34 professores e 10 funcionários
- Tem algum psicólogo trabalhando na escola?
Profª.Marguit: A escola não conta em seu quadro de funcionários, com um psicólogo. Gostariamos de ter, mas dependemos do Estado para a contratação de um.
- No que o psicólogo auxiliaria na escola?
Profª.Marguit: Iria trabalhar com as questões emocionais dos alunos, conversando e auxiliando nas mudanças que acontecem nessa determinada fase escolar. Auxiliando na aprendizagem dos alunos e formação dos professores.
- Quais são os maiores problemas da escola?
Profª.Marguit: Dificuldade na sala de aula, conversas, bagunça, falta de respeito dos alunos para com os professores; Muitos casos os pais são ausentes na vida do estudante, causando assim dificuldades na escola; Falta um pouco mais de formação dos professores e profissionais envolvidos na inclusão de alunos especiais, pois, a escola com alunos com Paralisia Cerebral, Autistas, um aluno com a Sindrome de Asperger e um outro com Esquizofrenia, necessitando de uma atenção maior dos professores.
- Como são resolvidos esses problemas?
Profª.Marguit: É levado muito em conta o que acontece em sala de aula, conversa-se com o professor e o aluno, após se tem uma conversa com os pais, onde é visto o histórico da criança – como ela é em casa, se tem alguma doença, se os pais são presentes na vida da criança...- e quando necessário é encaminhado para o CEAE - Centro Especializado de Assistência ao Educando – onde o aluno é encaminhado para a consulta com médicos especializados – Psicólogos, psiquiatras, neurologistas. A escola também possuí a “Sala de Recursos” que tem trabalhos específicos para alunos com deficiência, visando o