Relatorio de estagio
Volume 8
Número 1
85-90
ENTREVISTAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO EA PRÁTICA
Silvia Maria Cintra da Silva1
Maria José Ribeiro2
Viviane Prado Buiatti Marçal3
Resumo
A entrevista é um instrumento bastante utilizado no trabalho do psicólogo escolar, mas existem poucos estudos sobre essa técnica dirigidos exatamente a esse público, principalmente como subsídio para estagiários, pois a entrevista é mais identificada com a área clínica ou com contextos de pesquisa. Este artigo discute a relevância do ensino da entrevista em psicologia escolar e procura abordar aspectos que, efetivamente, colaborem para a reflexão acerca dessa técnica e o seu manejo.
Palavras-chave: Psicologia escolar; Entrevista; Estágio supervisionado.
INTERVIEWS IN SCHOOL PSYCHOLOGY: THOUGHTS ON TEACHING AND PRACTICE
Abstract
The interview is an instrument used frequently in the work of a School Psychologist, however few studies directed exactly to this population exist principally for interns. This is due to the fact that the interview is more commonly associated with clinical practice or research. This article aims to present interviews in the School Psychology context and discuss aspects which effectively collaborate for the re-thinking of this technique and its management.
Keywords: School psychology; Interview; Supervised internship
INTRODUÇÃO
A
entrevista é um dos recursos técnicos de que dispõe o psicólogo para obter informações, com o objetivo de pesquisa, avaliação, orientação e/ou aconselhamento, seja em contexto escolar, clínico, organizacional ou em outros. Historicamente, as técnicas de entrevista têm origem na medicina, e no campo da psicologia, foram elaboradas no contexto da psicoterapia e da psicometria.
De acordo com Winnicott (1983), a psicanálise, ao se preocupar com a etiologia das doenças psiquiátricas, passou a exigir do clínico o interesse pelos processos de