Entrevista Inicial
O profissional de psicologia utiliza a entrevista inicial como ferramenta de trabalho, e tem como objetivo examinar psicologicamente o paciente, e a partir daí desenvolver suas atividades terapêuticas e aconselhamentos.
Na psicologia, a entrevista pode ser utilizada em qualquer segmento da área: organizacional, escolar, esporte, hospitalar ou clínica.
A entrevista pode ser realizada de forma aberta, fechada, semi-estruturada ou semi-dirigida.
A entrevista aberta tem como característica, uma maior abertura de pensamentos e ideias entre o entrevistador e o entrevistado, possibilitando que o entrevistador investigue profundamente a personalidade do entrevistado. Deve ser realizada de forma ponderada, pois pode causar ao paciente ansiedade, devido ao contato com seus referenciais internos.
A entrevista fechada, tem como característica, as perguntas pré-determinadas e ordenadas pelo psicólogo. Não possibilita abertura para conteúdos trazidos pelo paciente, que fuja do roteiro pré-estabelecido pelo psicólogo, permitindo de forma sistemática a comparação dos dados.
A entrevista semi-estruturada ou semi-dirigida, permite ao entrevistador, observar pontos importantes da fala do entrevistado, bloqueios, expressões. Possibilitam também, questionamentos sobre assuntos não falados pelo entrevistado.
A entrevista semi-aberta, possibilita que o entrevistador conheça de forma ampla o entrevistado, obtendo uma melhor interpretação e precisão dos dados registrados.
Para uma entrevista inicial é importante que o entrevistador tenha paciência, respeito com o entrevistado, habilidade na realização das perguntas por ele formulado, estar atento ao ouvir todas as queixas e sofrimentos do paciente, e estar disposto à acolhe-lo. Esse primeiro contato, deve proporcionar ao entrevistado uma sensação de confiança e esperança em relação ao problema apresentado.
É importante que o entrevistador estabeleça limites aos pacientes invasivos ou agressivos, se necessário, a fim de