entrevista inicial
Podemos começar falando de algumas estratégias usadas para realização da entrevista lembrando que para o sucesso das maioria das entrevistas são aplicados os testes psicológicos.
O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica,feita com propósitos clínicos, portanto,não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuas. Em primeiro lugar,estratégia de avaliação pode-se referir ao enfoque teórico adotado pelo psicólogo .
Outro emprego da expressão a estratégia de avaliação se refere á metodologia adotada pelo psicólogo.Numa avaliação com propósitos clínicos, por exemplo, é possível usar métodos mais individualizados ou quantitativos ou,ainda métodos psicométricos , em que o manejo se fundamenta em normas de grupos.
Caracterizamos a entrevista inicial como uma entrevista semidirigida.Uma entrevista é semidirigida quando o paciente tem liberdade para expor seus problemas começando por onde preferir e incluindo o que desejar. Mas diferindo da técnica de entrevista totalmente livre, o entrevistador intervém a fim de: assinalar alguns vetores quando o entrevistado não sabe como começar ou continuar. Estas perguntas são feitas, é claro, da maneira mais ampla possível: assinalar situações de bloqueio ou paralisação por incremento da angústia para assegurar o cumprimento dos objetivos da entrevista: indagar acerca de aspectos da conduta do entrevistado, aos quais este não se referiu espontaneamente, acerca de ‘’lacunas” na informação do paciente e que são consideradas de especial importância, ou acerca de contradições, ambigüidades e verbalizações “obscuras”.
Em termos gerais, é recomendado começar com uma técnica diretiva no primeiro momento da entrevista, a trabalhar com a técnica de entrevista livre para que o paciente tenha oportunidade de expressar livremente o motivo de sua consulta . Finalmente, no último momento desta primeira entrevista devemos forçosamente , adotar uma técnica diretiva para poder “preencher” nossas