Entrevista Inicial em Saúde Mental - Psicologia
O livro aborda uma ampla gama de personalidade e problemas, apresentando idéias de como obter informações chaves de pacientes mais desafiadores. Focando em conteúdos e procedimentos, ele detalha o que deve ser questionado e apresenta o melhor método para atingir questões clinicas.
No primeiro capítulo com o titulo Introduções e Apresentações o autor aborda como devemos fazer com a entrevista inicial ao paciente, e primordial que tenhamos algumas metas a serem cumpridas, como, um bom relacionamento com o paciente, deixando ele confortável, propiciando o máximo de controle possível, nas questões apresentadas.
No segundo capítulo com o titulo de Queixa Principal e Fala Livre o autor colocar como se apresenta o primeiro contato com o paciente, salientando que queixa principal mostra as razões que fizeram com que o paciente procurasse tratamento, e que a fala livre proporciona que o paciente se engaje a falar destas razões que o trouxeram a procurar ajuda.
Para o autor a entrevista não diretiva ajuda o profissional a absorver mais tranquilamente as informações, produzindo um forte rapport com o surgimento de dados confiáveis, mas que em contrapartida gera menos informações.
O autor também coloca que a queixa principal deve ser seguida pela “fala livre”, sendo a chance para o paciente falar livremente dos seus problemas, descrevendo a história. A parte da fala livre da entrevista chegara ao fim quando você sentir que já conseguiu informações suficientes e tendo uma extensa visão dos problemas relatados e que são mais importantes para o paciente. E fundamental que antes de passar para próxima etapa da entrevista devendo perguntar se existe mais algum problema além do que já foi dito.
No capitulo três do livro com o titulo Desenvolvendo Rapport, onde o autor abrange questões de como melhor estabelecer o rapport e quais são suas implicações. Para o autor o rapport e sentimento de equilíbrio e confiança e deve existir entre o