saneamento
Elaborados pelos alunos de graduação em engenharia civil, cursando o 9º período desenvolvendo a matéria Saneamento básico:
INDICE
INTRODUÇÃO
Resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semissólidos das atividades humanas ou não humanas, embora a maioria não apresenta utilidade para atividades de onde foram gerados, podem virar insumos para outras, como por exemplo (gerados em residência, varrição de locais públicos, etc.
Algum tempo atrasos resíduos sólidos eram definidos como algo sem utilização e nem valor comercial, mas hoje isso mudou. Atualmente a maior parte dessas matérias pode ser reaproveitada para algum fim, como (as aparas de embalagens laminadas descartadas por indústrias e utilizadas para confecção de placas e compensados) ou de forma indireta como, (combustível para geração de energia usada em diversos processos.)
Classificação dos Resíduos Sólidos Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com a origem, tipo, composição química e periculosidade.
De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10004:2004), os resíduos são classificados como:
Resíduo classe I: Perigosos -são aqueles que apresentam periculosidade em função de suas propriedades físicas e químicas ou infecto-contagiosa podendo apresentar riscos à saúde pública, provocando, mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices e riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.
Resíduos de classe II: Não perigosos - possuem características de se decomporem com o tempo sem comprometer o meio e as pessoas em seu entorno.
Resíduos classe II A: Não inerte - podem ter propriedades, como combustibilidade ou solubilidade em água.
Resíduos classe II B: Inerte – quando submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada a temperatura