MERCADO DO CIMENTO
Histórico da produção do cimento no Brasil
Após uma fase pioneira, iniciada no final do século XIX, o cimento começou a ser produzido no Brasil em escala industrial a partir de 1926. Com um começo tímido, a produção nacional ultrapassou as importações a partir de 1933. A indústria brasileira inciou, então, um processo consistente de consolidação e crescimento.
Foi nos anos 70, entretanto, que o chamado “milagre econômico” impulsionou a indústria do cimento, estimulada pelos inúmeros projetos habitacionais e de infraestrutura da época. Em apenas 10 anos, o consumo per capita passou de 100 para 227 kg por habitante. Nesse mesmo período, a produção de cimento triplicou, saltando de 9,8 para 27,2 milhões de toneladas anuais, e foram instaladas 24 novas fabricas para abastecer essa crescente demanda.
Ao longo dos anos 90houve uma retomada no crescimento do consumo, que provocou grande aumento de produção. A produtividade desenvolvida na época da estagnação foi extremamente eficaz para obtenção dos resultado nessa fase. O ano de 1999 foi excepcional, alcançando 40,2 milhões de toneladas de cimento devido, especialmente , ao advento do Plano Real.
A partir de 2000, a produção sofreu queda resultante das sucessivas crises mundiais e consequente instabilidade econômica. Desde 2004 o consumo se estabilizou, indicando o inicio de uma retomada.
O consumo de cimento voltou ao patamar de 40 milhões de toneladas no ano de 2006, com o aquecimento da construção civil. No ano seguinte, o mercado atingiu o numero de 45 milhões de toneladas de cimento consumidas no país. Em 2012, o consumo de cimento no Brasil superou a marca de 69 milhões de toneladas.