Cartel na produção de cimento
RESUMO
Este trabalho busca apresentar uma análise do novo mercado de cimento no Brasil. Foram Identificados alguns fatores históricos, suas características, como seu mercado se comporta e o papel do governo nesta dinâmica. Permitiu-se verificar a importância de seu controle no âmbito mercadológico e como suas alterações criam um impacto na economia geral do país. Concluiu-se que este é um setor de franco aquecimento e que tende a continuar sendo um grande desafio ao governo brasileiro, pois ele terá que se adaptar as mudanças contínuas que este negócio vem apresentando.
Palavras–chave: Cimento, Mercado, Economia, Governo, Mudanças.
1. INTRODUÇÃO
A economia brasileira passou por importantes mudanças no que tange a configuração do ambiente microeconômico para a concorrência. Com efeito, o desenho e a gradual consolidação de um sistema institucional para o desenvolvimento de políticas para a defesa da concorrência estabelecem marcos institucionais cujas consequências estamos vivenciando atualmente.
Aos poucos o Brasil deixou de ser um simples importador de cimento para se tornar uma das maiores potências mundiais na fabricação desde bem. E juntamente com esta grande conquista, o Brasil pode começar a presenciar situações de irregularidade que acompanham o desenvolvimento.
A formação de cartel no mercado de cimento e a necessidade de fiscalização do governo são temas abordados neste trabalho que busca expor toa esta evolução e as consequências que ela tem causado a sociedade brasileira.
2. O MERCADO BRASILEIRO DE CIMENTO
2.1 – BREVE História do cimento e sua entrada no brasil
Cimento é uma palavra originada do latim caementu, que tecnicamente quer dizer, pedra proveniente de rochedos. Ele pode ser definido como um pó fino, com propriedades