Entrevista fisher e ury - negociação
1. Segundo Fisher:
1.a. Qual o perfil ideal do negociador?
Fischer define que o perfil ideal do negociador é alguém firme, amistoso e criativo.
Alguém que ao mesmo tempo em que se mostra interessado nos pontos de vista do outro, compreende as preocupações e interesses do outro, sabe se posicionar de maneira franca e através de uma boa argumentação se mostra persuasivo naturalmente.
Produz ideias nunca antes imaginadas e consegue que o outro aceite as ideias de maneira tranquila.
1.b. Quais os sete elementos universais presentes em uma negociação?
Fischer aponta os sete elementos-chave em uma negociação como sendo: a comunicação eficaz, pois sem ela não há negociação. As pessoas precisam entender o que o outro está dizendo. Bom relacionamento é o segundo elemento, porque as pessoas precisam acreditar que buscam solucionar um problema comum, precisam lidar com as diferenças. O terceiro elemento é descobrir o interesse do outro. Precisa ficar claro o que o outro precisa que não vai prejudicar os meus próprios interesses. Depois há de se elaborar os possíveis acordos, analisando todas as possibilidades, tentando identificar uma que esteja de acordo com os interesses de ambos. O quinto elemento é o convencimento de justiça. Tem-se que ficar explicito que estamos sendo justos com a outra parte. Agindo dentro da legalidade. O sexto elemento é o chamado “plano B”. Quais minhas opções caso o acordo não se concretize. E por último quais compromissos reais serão assumidos por cada um ao se fechar o acordo.
1.c. Quais as competências presentes em uma equipe de negociação ideal?
Fischer aponta as seguintes competências para se ter na equipe: alguém que compreenda o que está acontecendo do outro lado da mesa, com bom relacionamento interpessoal, empatia e receptividade; alguém criativo que consiga interromper a negociação para produzir ideias novas e voltar;