Entrevista Fernando Silva
REDAÇÃO JORNALÍSTICA
ENTREVISTA COM O JORNALISTA FERNANDO SILVA
PROFESSORA VALÉRIA CINTRA
MARCOS GONÇALVES DORNELLES JUNIOR – R.A.: 7421681589
SÃO PAULO, 24 DE SETEMBRO DE 2013.
ENTREVISTA COM O JORNALISTA FERNANDO SILVA
PROFESSORA VALÉRIA CINTRA
SÃO PAULO, 24 DE SETEMBRO DE 2013
PAPO DE BUTECO
com Marcos Dornelles
“PADRÃO GLOBO DE JORNALISMO: UM MAR DE ESQUEMAS!”
Na noite de terça-feira, dia 16 de setembro, Fernando Silva, 44 anos, jornalista, há 16 anos como funcionário da Rede Globo e atualmente editor do SPTV 1ª edição, veio ao nosso “Buteco” para uma visita, nos contou como foi o início de sua carreira e sobre o que significa e quais procedimentos são necessários para se alcançar o padrão Globo de qualidade jornalística.
MARCOS DORNELLES: Como vai Fernando, é um prazer e uma honra tê-lo aqui em nosso “Buteco”, seja bem-vindo, e já começando nossa conversa, nos fale como foi o início de sua carreira?
FERNANDO SILVA: Como todo recém formado, muito difícil, e no meu tempo a coisa era artesanal, nada como hoje, onde os computadores executam boa parte do trabalho, hoje em dia alguns de vocês nem sabem mais o que é um papel carbono, mão sujas da tinta... mas, minha primeira tentativa foi no antigo SBT, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, onde pensando estar me inscrevendo em um concurso, acabei me vendo dentro de uma entrega de currículos, e já que estava lá, aproveitei, e depois de algumas controvérsias, cheguei até mesmo a ver o responsável pela coleta de currículos enxugando o suor com minha folha... (risos)
M.D.: E o que você considera sua maior e mais importante experiência?
F.S.: Apesar da importância da Rede Globo, no Brasil e no mundo, não posso negar que o rádio foi minha grande escola, trabalhei na Jovem Pan, Gazeta, entre outras...
M.D.: E já que estamos falando da Rede Globo, nos conte como foi seu começo e sua chegada a sua atual posição de editor?
F.S.: Bom, vale dizer