Trabalho De ARTES
Biografia:
Foi um artista plástico Brasileiro, pintor, ilustrador e escultor autodidata que atingiu uma grande fama internacional. Nasceu a 08 de Novembro de 1922, na região do Vale do Carirí, estado do Ceará, desde menino Aldemir dedicou-se ao desenho. Possui uma vasta obra, a qual é muito importante para o panorama das artes plásticas no Brasil. A qualidade técnica do artista o fez mestre na retratação da vida do brasileiro do nordeste. Expôs suas gravuras e painéis pelo Brasil e Europa. Em 5 de fevereiro de 2006, aos 83 anos, Aldemir morre de infarto em São Paulo.
Vida e obras:
Em 1934 é enviado ao Colégio Militar de Fortaleza, onde é feito orientador artístico de classe devido à sua habilidade no desenho.
Serve ao exército, no período de 1941 a 1945, onde desenha o mapa aerofotogramétrico de Fortaleza, onde conquista seu primeiro prêmio ao vencer o concurso promovido pela Oficina de Material Bélico da 10ª Região militar, na pintura de viaturas do exército, e é nomeado "Cabo Pintor".
No início da década de 1940, Aldemir cria, juntamente com outros artistas, o Grupo Artys e a SCAP - Sociedade Cearense de Artistas Plásticas, consideradas como responsáveis pela renovação do ambiente artístico cearense. Em 1942 expõe, pela primeira vez, no II Salão de Pintura do Ceará. Neste período passa a trabalhar, como ilustrador para jornais, revistas e livros.
Aldemir muda-se em 1945, para o Rio de Janeiro, onde participa de uma coletiva na Galeria Askanasi e do Salão Nacional de Belas Artes. Um ano depois muda-se para São Paulo, onde realiza sua primeira exposição individual, na seção paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Retoma sua atividade jornalística com ilustrações para a coluna "Bairros na Berlinda" publicada pelo Correio Paulistano.
Em 1951 pinta dois painéis para o Ceará Rádio Clube. Faz exposição individual na União Cultural Brasil-Estados Unidos, em Fortaleza. Volta para São Paulo viajando em um caminhão pau de arara, na pesquisa feita