Resenha Técnicas de Apresentação em Mídias Eletrônicas
Marcos FEITOZA (FBN)2
Anderson ALCANTARINO (FBN)3
1. INTRODUÇÃO
Este texto apresenta uma resenha crítica do artigo escrito por HERRERA, Hernán José Gutierrez, ATAIDE, Thalles Fernando da Silva, SILVA, Liliana Rodrigues. Publicado na Revista Véritas, ano 3, nº 5, p. 87-97. No ano de 2010.
No texto, os autores explicam que transmitir uma mensagem com credibilidade e responsabilidade não é tão simples, o orador que no momento é o âncora precisa passar a notícia com coerência e precisão. “O âncora veio para tentar tornar inteligível ou claro tudo aquilo que é ambíguo” (CUNHA, 1990, p.103), É ele que fica “cara a cara” com o telespectador através de um meio de comunicação em massa que é a tv.
A principal ideia do artigo é mostrar aos curiosos da comunicação, a realidade dos acontecimentos dessa atividade. Apresentar as regras básicas para os profissionais iniciantes que buscam a excelência.
2. RESUMO
Quanto a apresentação em estúdio, os autores expõem primeiramente a visão que as pessoas tem dos cenários de televisão. “É um cenário de equipamentos complexos de difícil manipulação somada a um X número de câmeras e uma grande estrutura de iluminação” (SIC). Falou-se dos desconfortos sofridos pelo apresentador quanto às iluminações que ficam encandeando e causando ardor na pele, e também das mensagens que o produtor emite pelo ponto eletrônico. E que apesar de todas essas descontrações o âncora necessita ter foco no Teleprompter que é o equipamento onde estão as informações necessárias para a apresentação.
Referente a postura do apresentador diante das câmeras, definiu-se como: “Algo primordial para transmitir uma mensagem visual completa” (SIC). Foi destacado que deve existir uma perfeita sincronia entre os movimentos do jornalista e a câmera. A imagem do orador como um dos princípios básicos da teoria da comunicação pois através dela pode-se