sustentabilidade na coca cola
Atualmente, sofremos muito com o passado, pois antigamente não havia uma linha de raciocínio voltado para sustentabilidade ao qual foi desenvolvido ao longo do tempo, pois passaram a observar que com um tempo nossas reservas de matérias primas iriam acabar. Desdá eco 92, uma reunião da cúpula da terra, o conceito tem sido cada vez mais aprimorado e hoje a sustentabilidade esta inserida num contexto social, empresarial, cultural e econômico.
As organizações empresarias não podiam ficar de fora desse assunto, pois são os principais impactantes do nosso meio ambiente. Nos séculos passados, as empresas estavam voltadas, somente para o crescimento econômico, após o relatório de Brundtland que foi intitulado como nosso futuro comum, a qual critica o modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e copiados pelas nações em desenvolvimento ressaltando os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas, propondo algumas medidas para promover esse desenvolvimento sustentável ao qual se destaca para essas organizações o aumento da produção industrial nos países não industrializados com base em tecnologias ecologicamente adaptadas.
Isso foi muito positivo, pois obrigou as empesas a mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida, desta forma as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demostrar o seu respeito e preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou atuam. Para ter um controle maior e que aumente a preocupações das empresas em relação à sustentabilidade a BOVESPA criou um índice para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que tem ações na bolsa o O.I.S.E. - Índice de Sustentabilidade Empresarial, as empresas que se interessam em adotar o índice devem responder a um questionário de aproximadamente cento e cinquenta questões relacionadas ao meio ambiente, atuação social, governança e seu envolvimento