Entrevista entre Adolescentes de diferentes classes sociais.
1. INTRODUÇÃO
O trabalho é constituído por duas entrevistas com adolescentes de dezesseis anos de sexo oposto e classe social distinta. Foi realizado mediante estudo adquirido na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Ciclo Vital, nas cidades de Maracaí e Candido Mota, com a autorização dos representantes legais.
A atividade possui como objetivo apresentar a importância na busca de experiências e habilitação para o processo de observação, entrevistae diálogo comadolescentes. A análise das experiências obtidas,relacionadas as teorias de desenvolvimento na fase da adolescência propiciam caminhos para o aprendizado e familiarização quanto a técnica de entrevista.
Neste trabalho, encontra-se as entrevistas na íntegra, e as relações com algumas teorias desenvolvidas por psicólogos e desenvolvimentistas ao longo dos anos sobre o desenvolvimento social, cognitivo e físico doadolescente, que aprendemos em sala de aula e com areferência bibliográfica.
2. OBJETIVO
Introduzir na prática o planejamento e realização de entrevistas. Desenvolver a capacidade de observação dos fenômenos do desenvolvimento do adolescente e articular teoria e prática.
3. JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem o objetivo de promover a entrevista com adolescentes de dezesseis anos de idade, permitindo que, se reconheça os fatores de influência no desenvolvimento, assim como desenvolver a capacidade de observação dos processos de mudança ocorridos na adolescência.
4. METODOLOGIA
a. Local: na cidade de Maracaí, e Candido Mota, estado de São Paulo.
b. População: foi realizado o trabalho de observação e entrevistas com dois adolescentes, de dezesseis anos, sexo feminino e masculino, a situação econômica é de baixa renda e alta renda respectivamente.
c. Instrumento: Técnica de observação, entrevista, papel e caneta.
d. Procedimento: Após o contato com os adolescentes e responsáveis, os mesmos aceitaram e assinaram o Termo