Psicologia
“ADOLÊSCENCIA: UMA FASE CERCADA POR GRANDES MUDANÇAS.”
Ribeirão Preto – SP
Maio de 2014
“ADOLÊSCENCIA: UMA FASE CERCADA POR GRANDES MUDANÇAS.”
Projeto de pesquisa apresentado em prol da disciplina Psicologia do Desenvolvimento – Ciclo Vital em Pedagogia: Planejamento de pesquisa do curso de Pedagogia ministrado e orientado pela Profª. Ms. Ana Paula Parada no ICH/UNIP.
Ribeirão Preto – SP
Maio de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2 MÉTODO
2.1 PARTICIPANTES
2.2 LOCAL DE COLETA DE DADOS
2.3 INSTRUMENTOS
2.4 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS
2.5 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS
2.6 PROCEDIMENTOS ÉTICOS
3. ENTREVISTAS 3.1 ENTREVISTA 1 3.2 ENTREVISTA 2 3.3 ENTREVISTA 3
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS
6. ANEXO DOS TERMOS DE CONCENTIMENTO
1. INTRODUÇÃO
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Segundo Erickson a energia ativadora do comportamento é de natureza psicossocial, integrando não apenas fatores biológicos e inatos, como a libido, mas também fatores sociais, aprendidos em contextos histórico-culturais específicos.
Desenvolvimento é sinônimo de desenvolvimento da personalidade e decorre ao longo de oito estágios que, no seu conjunto, constituem o ciclo da vida. Cada estágio corresponde à formação de um aspecto particular da personalidade e um dos