Entrevista Em Profundidade
Entrevista em profundidade
Na aula do dia 06/03, discutimos o método Entrevista em Profundidade, sobre este vimos que é uma metodologia muito importante para o profissional de jornalismo, que conviverá muito com este meio no exercer da profissão.
Mostrando um pouco mais do que é o método, encontram-se algumas definições: "Entrevista é uma das mais comuns e poderosas maneiras que utilizamos para tentar compreender nossa condição humana", dizem Fontana & Frey (1994, p.361). Embora antes utilizada em jornalismo, etnografia, psicologia e pesquisas de mercado e de opinião, seu surgimento como tema metodológico pode ser identificado na década de 1930 no âmbito das publicações de assistência social americana, recebendo grande contribuição na década de 1940, nos estudos de Cari Rogers sobre psicoterapia orientada para o paciente (SCHEUCH, 1973, p.171-172).
A entrevista em profundidade é um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos peio investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer. Desta maneira, como na análise de Demo (2001, p.10).
A entrevista em profundidade não permite testar hipóteses, dar tratamento estatístico às informações, definir a amplitude ou quantidade de um fenômeno.
Por meio da entrevista em profundidade, é possível, por exemplo, entender como produtos de comunicação estão sendo percebidos por funcionários, explicar a produção da notícia em um veículo de comunicação, identificar motivações para uso de determinado serviço, conhecer as condições para uma assessoria de imprensa ser considerada eficiente, identificar as principais fontes de informação de jornalistas que cobrem economia.
Por fim é uma metodologia, muito importante que é utilizado em métodos de pesquisa em comunicação, além de ser uma das principais formas de pesquisa em