TRABALHO SISTEMAS RELAT RIO
O trabalho proposto, tem como objetivo apresentar alguns exemplos reais de patologias na estrutura metálica do pavimento térreo/garagem do novo prédio da faculdade católica salesiana. Fora realizado análises das patologias existentes na estrutura em aço, averiguando a causa das mesmas.
O sucesso de uma obra em estrutura metálica inicia-se na sua concepção e no desenvolver de seu projeto detalhado para fabricação e montagem. As empresas que trabalham em estruturas metálicas, sejam estas de projeto, fabricação ou montagem, devem prever revisões de projetos conscientes e minuciosas no que diz respeito aos detalhes e conjuntos, em geral.
Patologias em estruturas metálicas
A estrutura segue uma base de três fatores de suma importância, tendo como a segurança, funcionalidade e durabilidade. Alguns dos principais problemas que envolve a estrutura em geral são:
Falhas de projeto e detalhamento
Falhas nos processos e detalhes construtivos
Falhas de manutenção ou ausência de manutenção
Utilização indevida da estrutura.
As patologias das estruturas podem ser divididas em três categorias:
Adquiridas: São patologias estruturais devida a ação de elementos externos, como a poluição atmosférica, umidade, gases ou líquidos corrosivos e vibrações excessivas provocadas pelo uso indevido da estrutura.
Transmitidas: Hábitos ou desconhecimento técnico do pessoal de fabricação ou montagem da estrutura.
Atávicas: São patologias resultantes de má concepção de projeto, erros de cálculo, escolhas de perfilados ou chapas de espessuras inadequadas ou, ainda, do uso de tipos de aço com resistência diferente das consideradas no projeto.
No levantamento das patologias da estrutura metálica é possível encontrar vários focos de corrosão da estrutura em aço em variados estágios.
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas.
O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de