Mudan A De Atitude
Se observarmos, vamos perceber que as pessoas estão sendo cada vez mais influenciadas pela sociedade, a sociedade está cada vez mais empenhada em influenciar as pessoas em suas atitudes.
Um exemplo que temos, e na educação familiar, a escola, os meios de comunicação, as campanhas políticas e os comerciais de variadas formas.
Nem sempre a sociedade consegue influenciar as pessoas em suas atitudes.
Segundo a Psicologia social as atitudes são avaliações que fazemos das pessoas, de objetos e ideias e consiste em uma reação positiva ou negativa.
Os dois principais grupos de teorias sobre mudança de atitudes são: O da coerência cognitiva, com origem no trabalho de Kurt Lewin, e o da aprendizagem, de fundamentação behaviorista baseada principalmente na influência de Carl Hovland.
Algumas situações de aplicação da teoria da coerência cognitiva.
Como, na verdade, o cotidiano de todas as pessoas inclui muitas situações de incoerência está presente frequentemente entre nossas cognições e comportamentos, há muitas situações em que é aplicável a teoria da dissonância cognitiva.
As pesquisas têm enfocado principalmente três destas situações:
-dissonância pós -decisória;
-comportamento discrepante da atitude;
-exposição seletiva à informação
Exposição Seletiva à informação
Partindo do ponto de estado geral de dissonância, as pessoas tendem a buscar situações e informações que são consoantes com as atitudes já existentes e evitar aquelas que produzem dissonância. No entanto algumas pesquisas buscaram contrariar a ideia de que as pessoas visam somente informações parecidas, ou seja, há pessoas que, para chegar á um argumento mais favorável, procura pesquisar algo negativo relacionado ao assunto ou situação em que não está de acordo.
Teorias Behaviorista
Behaviorismo (Behaviorismo em inglês, de behavior (EUA): (comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto
das