estratageia
547 palavras
3 páginas
Entrevista em profundidadeUma das grandes vantagens das entrevistas em profundidade (EP) é sua flexibilidade. Nela o entrevistador possui a liberdade de adentrar em determinados pontos da discussão que, geralmente, não são previstas no planejamento de coleta de dados. Dessa maneira, o enriquecimento dos dados trazidos é muito grande e, em alguns casos, um pequeno desvio da questão proposta pode levar a uma solução inimaginada para o cliente.
Outra vantagem da técnica é a sua operação, já que pode ser usada como alternativa de grupos de foco (Focus Group), na medida em que o acesso aos participantes na (EP) é muito mais prático e o investimento necessário para esse tipo de estudo é menor. Com as EP consegue-se um bom entendimento qualitativo do objetivo buscado. Por outro lado, logicamente um grupo de foco possui outras particularidades
A EP é classificada como qualitativa, ou seja, diferentemente das quantitativas, esse tipo de pesquisa vai em busca das dinâmica, das relações, das percepções, entre outros. do objeto de pesquisa, as quais, muitas vezes, ficam encobertas, caso fosse usada uma técnica quantitativa.
Aqui surge um ponto essencial para uma EP bem feita: a escolha do público alvo. Caso todas essas informações venham de um público que não condiga com o objetivo, a qualidade dos dados, possivelmente, será prejudicada, ou seja, os dados coletados não trarão muitos benefícios para o cliente.
Por fim, as entrevistas em profundidade são especialmente interessantes para os inícios e finais de projetos de pesquisa. Tanto podem ser usadas para conhecer um pouco melhor aquele objeto na intenção de criar uma base de conhecimento para a construção de uma fase quantitativa; quanto podem ser usadas para discutir os dados encontrados na fase descritiva, como ferramenta para um melhor entendimento dos resultados.
Modelos de entrevista em profundidade : Forte e Fraca
A entrevista de profundidade é uma técnica qualitativa que explora