Música
Assunto / tema: A importância da música na vida das pessoas
WOLFF, Josieli
Disponível em Acesso em 23 ago 2013
Resumo / conteúdo de interesse:
A autora cita situações cotidianas onde pessoas são influenciadas pela música, apontando isso como um resultado comum entre elas, mesmo que em estilos diferentes, como Jazz, MPB, Rock, Reggae e Pop. Para o professor de psicologia da FADEP, Alexandre Baiocchi, a música é puramente uma mobilização sentimental, e como todas manifestações artísticas, têm impacto na na vida e formação de identidade de qualquer pessoas. O professor explica que a emoção ou sentimento gerado pela música (seja ele qual for) é feito pelo impacto que ela causa na psique do ser humano, gerando em seguida a emoção.
Os pontos de vista causados pela música geram nas pessoas opiniões, gostos, senso crítico, refletindo sobremaneira em seu comportamento e personalidade, adquirindo importância significativa quando há o aprofundamento. Essa influência se dá de maior forma na adolescência, graças a esta ser uma fase de formação de identidade, busca uma afirmação pessoal nas canções e projeta no ídolo o fascínio que sente, interferindo no comportamento e na forma de se vestir muitas vezes.
Mario Quintana dizia que “um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente, e não a gente a ele”. A pessoa só deixa a música conduzi-la caso esta tenha em sua letra ou melodia elementos capazes de gerar nela emoção. Alexandre cita como exemplo o Hip-Hop, que introduz ao público a desigualdade social refletida na brutalidade policial, racismo, drogas, desemprego, etc. A música gera também nostalgia, trazendo lembranças de momentos ao ser ouvida, demonstrando como é forte a intervenção dela na psique humana.