ENTREVISTA COMPLETA
Na adolescência podemos observar, que nessa fase do desenvolvimento humano, em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Procuramos abordar as mudanças, como passou o termo adolescência ao longo do tempo, as concepções e seu significado social. Relatamos as mudanças biofisiológicas na adolescência, na perspectiva de entender as transformações físicas que ocorrem no corpo do adolescente durante a puberdade. Além de analisarmos ainda os efeitos biopsicossociais decorrentes das mudanças biológicas. No trabalho trouxemos a reflexão e a compreensão da adolescência, não apenas em sua transformação biológicas. Mas também ha influencia do meio social como família, escola e sociedade, para constituição do adolescente no meio social, ou seja, buscamos demonstrar que essa fase do desenvolvimento humano não é afetada apenas por fatores biológicos, mas que o meio em que está inserido tem uma enorme influência na formação da personalidade dos mesmos.
Diante da entrevista feita com o pacientes, seu objetivo fundamental era obter respostas ao desenvolvimento do adolescente do ponto de vista de sua mãe e após do próprio filho. Sendo assim, na entrevista feita com a mãe, a própria com suas respostas sempre precisas, ou seja, segura de si. Já na abordagem com o adolescente/filho, este repassa medo e insegurança, ou seja, em alguns momentos esteve inseguro de suas respostas, pois mudava a todo o momento, dificultando assim a analise de seu desenvolvimento.
ADOLESCÊNCIA ASPECTOS BIOPSICOSOCIAL
A fase com o que todos passam para a “maioridade” é marcada de diversas maneiras, todos sem exceção passam por este processo de desenvolvimento, mesmo sem compreender direito ou não estar psicologicamente preparada por esta drástica mudança é algo que simplesmente não temos controle, apenas acontece (Varella 2012).
Antes do século XX, as crianças das culturas ocidentais entravam no mundo adulto quando amadureciam fisicamente ou quando iniciavam um aprendizado