Entrevista Com A Professora
1) Qual concepção de educação você se apóia quando leciona atualmente?
Me apoio na concepção sócio-construtivista. Acredito que a formação se da em uma relação dialética entre o sujeito, sociedade que está ao seu redor. O homem modifica o ambiente e o ambienet5e modifica o homem. Todo aprendizado é necessariamente mediado : isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante. É importante vivenciar experiências e trocar estratégias de resolução.
2) Baseado na concepção de educação que você acredita quais os procedimentos pedagógicos adotados?
Desde que chego a classe que leciono procuro organizar a rotina com os alunos e decidir juntamente com eles o trabalho diário. Gosto muito em trabalhar em roda ouvindo –os, acredito que a troca de experiências o olho no olho, faz a diferença.
Na rotina de nossa classe é sempre composta de: Roda de história, jogos, recontagens de histórias, trabalho com os nomes, reconhecimento de letras iniciais com nomes dos amigos ( jogos de bingo, jogo de memória , forca ), construção de portfólios . Experiências com flores, terra, descobertas sobre animais e fatos do cotidiano.
4) Qual a sua formação docente?
Comecei aos 16 anos de idade na educação (como auxiliar de sala ) Trabalho a 19 anos na Rede particular de ensino e 13 anos na Rede Púbica ( Prefeitura de SP) Tempo concomitante.
4) Como você avalia seus alunos? Qual é o objetivo das avaliação no seu ponto de vista.
A avaliação primeiramente vem como diagnóstico para verificar o que eles já sabem. Logo depois começo a colocar os conteúdos pertinentes a faixa etária(Trabalho com desenvolvimento da linguagem oral, escrita,resolução de problemas( numéricos e não numéricos) , registro de descobertas ligadas as áreas SOS projetos e trabalho com artes(exploração de materiais).
5) Quais disciplinas leciona e qual você acha mais desafiante para a missão do professor?
Leciono todas as disciplinas e sou polivalente, mas