Em entrevista a uma professora de literatura com vinte e cinco anos de experi ncia em sala de aula
No primeiro momento, falávamos sobre as principais impressões em ser professor; as dificuldades em estar atuando dentro da sala de aula e o objetivo em ministrar a disciplina referida. Acerca do assunto, a entrevistada nos relata que os alunos em raros casos se mostram entusiasmados, para ter uma maior participação dos estudantes, a professora utiliza artifícios como vestimentas (fantasias) para interpretar e de forma visual atrair atenção dos educandos.
Ela também relata que para muitos alunos a literatura é considerada ‘’chata’’, visando que eles não tem o mesmo interesse como em outras disciplinas (matemática, química, biologia e física).
Também foi ressaltado pela entrevistada, que o professor de literatura planeja suas aulas com o objetivo de que o aluno tenha o senso critico ‘’ligado’’, que a disciplina de certa forma os faça ou os induza a questionar mais as sublinhas. Ainda em entrevista nossa convidada nos informa que é muito árduo o trabalho de um professor ligado a literatura, ela nos conta que a busca pela ferramenta que possa despertar maior interesse(sendo esse como um dos objetivos das aulas planejadas) dos alunos tem se dificultado muito nos últimos anos, devido a falta de construção do próprio alunado, uma carência que vem desde os primeiros anos de alfabetização.
Em um momento da entrevista discutimos sobre como são escassos os profissionais ligados em ministrar aulas de literatura , ir para uma sala de aula, com amor tanto pela educação quanto entusiasmo suficiente para que passe aos alunos ter maior fascínio pela literatura e tudo ao que ela traz.