Visita de observação e entrevista com uma professora
Universidade Feevale
Novo Hamburgo
2011
A proposta inicial desta atividade consiste em entrevistar um professor e realizar uma visita à instituição a qual este profissional integra e observar, sumariamente, seu funcionamento. Nesta perspectiva, os dados obtidos através da entrevista com a professora e da observação da escola, serão interpretados e apresentados subsequentemente. Durante a entrevista, se focalizou as motivações pessoais que conduziram a professora entrevistada a optar pela licenciatura e qual o caminho, por ela percorrido, até o presente momento. A coleta de informações foi obtida através de uma entrevista semiestruturada, complementada com a visita à escola, em data previamente acertada.
Critérios para a escolha da escola e percepção do ambiente A escolha da escola, a ser visitada, e do profissional que deveria ser entrevistado foi delimitado, por, duas exigências centrais propostas pelas professoras da disciplina em questão. A primeira foi a de que a escola visitada não deveria dispor de um psicólogo escolar; a segunda exigência versa sobre a necessidade de a entrevista ser realizada no ambiente escolar. A partir das exigências acima, optou-se pela escola Municipal Emilio Vetter, localizada na cidade de Campo Bom. Esta escola é a mais antiga da cidade e por isso, para os residentes mais antigos, detém um valor simbólico e histórico. Num segundo momento a escola aparece como ícone de inovação ao tornar-se a primeira escola com turno integral na rede municipal. Além dos valores empíricos destacados acima, a escola oferece boa estrutura física como: Uma quadra coberta, um laboratório de informática (cerca de 40 micros em boas condições e com acesso a internet); também dispõe de “oficineiros” de musica, artesanato, xadrez, teatro, dança.
A escola, através da sua diretora e os demais membros, apresentou-se de forma receptiva quanto à presença de um estranho. Abriu suas