Entrevista com funcionario da Petrobras
1 - Qual o nome do senhor e quantos anos o senhor tem?
2 – Em que ano o senhor começou a trabalhar na petrobras?
3 – Em qual setor o senhor começou? Continua no mesmo?
4 – O senhor fica em um alojamento ou abrigo fornecido pela petrobras? Quais são as condições de moradia e de alimentação oferecidas?
5 – Qual a sua jornada de trabalho?
6 – Há alguma diferença entre as moradias dos homens de área e as moradias dos cargos superiores como engenheiros?
7 – Existem pessoas estrangeiras onde você trabalha? Quais são os cargos que elas ocupam? 7.1 – Se sim, como eles tratam os subordinados? Eles têm regalias?
9 – O Senhor chegou a saber ou presenciou algum caso de agressão física entre chefe e os subordinados? Já viu alguém ser demitido por algum motivo pequeno?
8 – De acordo com os textos que baseiam o nosso trabalho, na década de 50, no início da petrobras, as relações entre os chefes e subordinados( engenheiros e os homens de área) era bastante difícil, havendo diversos relatos de agressões dos superiores para com os subordinados, sem consequência ou punição alguma para o agressor. Porque você acha que isso mudou, há alguma relação com os sindicatos?
9 – O senhor faz parte de algum sindicato?
9 – E a relação entre os técnicos, homens de área, é amistosa?
10 – Desde que você entrou na petrobras mudou algo em relação a situação do trabalhador?
11 –Com a evolução das tecnologias de exploração e a criação de leis de segurança, sabe-se que melhorou muito de 1950 pra cá a segurança do trabalhador. Como é que está a segurança hoje? O que a petrobras lhes oferece?
12 – A Petrobras atualmente está em processo de transição das suas explorações da terra para o mar. Quais as consequências desse processo para as cidades que dependem da exploração do petróleo, como catu, por exemplo?