cultura organizacional
Assim, para compreender bem o conceito, o trabalho aborda a Cultura Organizacional da maior organização brasileira, a Petrobras. Foram estudados a organização como um todo, assim como seus Departamentos de Abastecimento e de Recursos Humanos.
O primeiro capítulo do trabalho apresenta o conceito de Cultura Organizacional, dando condições para melhor entendimento da pesquisa. Por conseguinte, é abordada a Cultura Empreendedora. Neste terceiro capítulo identifica-se as características de um individuo empreendedor, assim como as de uma empresa empreendedora.
No capítulo quatro, por sua vez, é descrita a metodologia utilizada para a realização da obra. Nele, apresentam-se os dados dos entrevistados, a maneira com que a entrevista foi conduzida, o motivo pelo qual a empresa foi escolhida para a pesquisa, entre outras informações.
Já o quinto capítulo tem como foco a Cultura Organizacional da Petrobras. É neste capítulo que o histórico da empresa é descrito, além das variáveis da Cultura Organizacional propostas por Cyro Bernardes: Tecnologia, Instituição e Sentimento. O sexto e o sétimo capítulos abordam estas mesmas variáveis, mas foca-se nos Departamentos de Abastecimento e Recursos Humanos.
Em seguida, o oitavo capítulo se encarrega de apontar as conclusões adquiridas ao final da pesquisa, enquanto o nono, tem a bibliografia utilizada no desenvolvimento da obra. Por fim, o décimo capítulo, em que encontram-se o roteiro de entrevista, os organogramas, os dados dos autores e da organização, além de um quadro com a comparação entre a Cultura