Entre todos os povos
Curso de preparação Missionário
Eliezer Guilherme Vieira Brito
Resenha do livro: Entre todos os povos
Campo Limpo Paulista - SP
2014
LINDÓRIO, Ronaldo. Entre todos os povos, Programa de formação missionária para você e sua igreja local. Ed. Fronteiras, Vila Velha- ES. 1996. Pg. 108.
Introdução:
O evangelho de Cristo necessita alcançar todas as nações, o próprio Jesus disse que era necessário que o seu nome fosse conhecido entre todas as gentes e para que isso aconteça é preciso que a igreja tenha uma visão missionária. Este livro foi desenvolvido como um programa de conscientização missionária que pode ser aplicado a pequenos e grandes grupos e ainda apresenta o atual contexto da igreja evangélica brasileira onde irmãos, famílias, grupos familiares, grupos de intercessão e igrejas locais buscam um envolvimento com missões e especialmente com missões transculturais e ainda mostra que o mundo está clamando por Jesus.
Desenvolvimento:
A Universalidade de Deus
Se hoje perguntassem, a quem Deus se revelou? Se a resposta for Israel, estaremos perante a um Deus que formou para si um povo, e que ele pretendia ser um “Deus
Nacional”.
ELOHIM, o “Deus Universal” então ele entenderia que este Deus, em sua universalidade, se revelava tamb[em ao seu povo. ELOHIM indica um Deus desejoso ser conhecido por todos os povos, tribos, línguas e nações, este Deus se revelava a cada um deles transculturalmente, tencionava se revelar não só a Israel, mas a todas as culturas da terra.
Em Gn 12. 1-3, Deus resolve formar Israel, chama a Abraão e faz três promessas: “de te farei uma grande nação”, “e te abençoarei”, “e te engrandecerei o nome” (v.2).
Deus expressa aqui toda a sua intenção de formar para si um povo, não simplesmente para abençoá-lo, mas para que este povo fosse bênção a outros povos. Depois da a
Abraão a dimensão do seu imperativo: “em ti serão bendita todas as famílias da terra.