Resenha - Filme Todo o poder para o povo
60. Relata a trajetória do Partido dos Panteras Negras fundado por Huey
Newton e Bobby Seale, e de como líderes como Malcom X e Martin Luther
King Jr. influenciaram e participaram de tais movimentos.
Inicialmente o Partido dos Panteras Negras (em Inglês, Black Panters Party) tinha como objetivo patrulhar os guetos negros e defender as pessoas que ali viviam da brutalidade policial e atos racistas dos brancos. Posteriormente o grupo passou a propor que todos os negros devessem possuir armas, e os mais radicais que integravam o partido defendiam a luta armada. Também defendiam a isenção dos impostos que eram pagos a um país "branco", e que os negros pressos deveriam ser libertados, pois se estavam presos não haviam tido um julgamento justo, e pregavam que os negros devessem ser indenizados pelos anos de escravidão.
O documentário mostra como Martin Luther King Jr., tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos dos direitos negros nos Estados
Unidos e no mundo. Ele era um pastor protestante e pregava a não violência, e liderou um boicote a uma empresa de ônibus estadunidense com o intuito de acabar com a discriminação que havia contra os negros no transporte público.
Luther King era odiado por muitos que eram a favor do racismo, o que resultou em seu assassinato em 1968.
Outra figura de extrema importância foi Malcom X, que ao contrário do líder mencionado anteriormente pregava a violência como meio de auto-defesa e a separação da raças. Malcom X foi muito explorado pela mídia por causa de algumas de suas declarações e foi assassinado no ano de 1965 durante um de seus discursos.
No decorrer do documentário são mostrados algumas imagens dos movimentos civis da época e de como tais movimentos ficaram mundialmente