Produção Publicitária
Partindo do briefing, o roteirista de um comercial para TV deve criar pensando nas três limitações principais: técnicas (equipamentos), artísticas (atores efigurantes) e financeiras (quanto vai custar?)
Um dos critérios de avaliação no mercado publicitário é a relação custo-benefício na produção.
O roteiro ajuda a sistematizar o processo deprodução de um vídeo, descrevendo como vai se desenrolar a narrativa do comercial, registra as indicações técnicas, indica as falas e orienta as ações dos personagens.
Tipos de roteiro:
Roteiro Literário: roteiro que não contém indicações técnicas, apenas a narrativa.
Roteiro Técnico: roteiro que contém indicações de planos, iluminação, som, etc. Correlacione Imagem x Som (o áudio complementa / não há a necessidade de ser literal)
LINGUAGEM DE ROTEIRO
Plano (Enquadramento) – é a porção do objeto,personagem ou cenário captados pela câmera, é umaimagem entre 2 cortes.
Take ou tomada – é o número de vezes que o plano é repetido. Cena – é o conjunto de planos. Toda vez que alteramos o ambiente ou ocorre uma passagem de tempo há umanova cena.
Sequência – é um conjunto de cenas.
LINGUAGEM DE ROTEIRO -Os planos constituem uma verdadeira orquestração da realidade. Para se dar a ilusão de percepção real das coisas, assim como acontece na vida, em que vemos as coisas conforme os movimentos naturais da nossa atenção, uma sucessão de planos é baseada sobre o nosso olhar e sobre o nosso pensamento. Além disso, a seleção dos planos deve ser feita visando sempre a uma sequência lógica de montagem.
LINGUAGEM DE ROTEIRO
Chicote - panorâmica muito rápida, em que a câmera de desloca bruscamente de um objeto para outro, geralmente em sentido horizontal Split Screen: divisão da tela em duas imagens diferentes, justapostas verticalmente ou horizontalmente Chroma-key: montagem na qual é feita uma primeira tomada, que servirá de fundo para uma segunda imagem. Esta última é captada sobre um fundo azul ou verde. Esse