ENTERPRISE CONTENT MANAGEMENT
ENTERPRISE CONTENT MANAGEMENT
São Paulo, 20 de Janeiro de 2014.
Atualmente vivemos uma avalanche de conteúdo. Este conteúdo é um conteúdo de informação. A quantidade de informação gerada no mundo cresce exponencialmente.
Estas informações no âmbito organizacional, ou seja, nas corporações, chama-se GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) ou ECM (Enterprise Content Management). Pode se tratar de uma empresa multinacional ou de uma microempresa.
As empresas possuem dois tipos de informação: estruturada e a não-estruturada.
Informação estruturada é a informação inconsistente, redundante e sem integração, espalhadas nos sistemas de informação. Não se comunicam e não geram informações estratégicas que venham a auxiliar na tomada de decisões.
Informações de conta corrente, informações de um sistema de contas a pagar de uma empresa, são informações estruturadas. Tudo o que esta sendo tratado por um sistema transacional dentro de uma organização é informação estruturada. O sistema de imposto de renda é informação estruturada porque trata os dados do documento e não do documento. Dados de uma base de dados são informações estruturadas.
Nos documentos da empresa, nos seus colaboradores, em informações, encontra-se a informação não-estruturada. São informações importantes e o grande desafio e a sua organização e sistematização. Os documentos têm o valor de seu conteúdo. Desenhos de projetos, contratos das organizações, são informações não-estruturadas porque trata o documento e não os dados do documento.
Sem sistemas de informação alinhados à estratégia da empresa e que contemplem as informações estruturadas e não-estruturadas, as empresas deixam de ter informação gerencial e passam a ter apenas dados.
ECM é um sistema composto por um conjunto de tecnologias para a gestão de conteúdo de documentos relacionados a processos organizacionais.
O grande ponto é que ECM trata de informações do tipo não-estruturada.
Um sistema