Empreededorismo
Peter F. Drucker
Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909 em Viena Áustria faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, California – E.U.A) em foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna , sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da Globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.
Vida e pensamento
Peter Drucker é considerado o pai da moderna gestão de empresas, afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzir-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se-á automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.
Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate Califórnia EUA escreveram muitos artigos e mais de 30 livros. O pensador produziu ao longo de sua carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas de negócios inglesas, a Management Today.
Pode-se afirmar que não há management theory (teoria da administração) que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson.
Dez anos depois de publicar Administrando para o Futuro (1992), e cinco depois de Administração em Tempos de Grandes Mudanças, em seu livro, Management in the Next Society (2002), Peter Drucker explorou as tarefas imprescindíveis da alta gerência nas