Exercícios quimica do solo
1 – Qual a origem das cargas elétricas em solos?
As cargas do solo podem ser classificadas como permanentes e cargas dependentes de pH. As cargas negativas permanentes são originadas na formação argilominerais, quando cátions de menor valencia substituem cárions de maior valencia na estrutura do mineral, causando um desbalanceamente de cargas que resulta no aparecimento de cargas negativas na estrutura do material. Já as cargas dependentes do pH resultam da variação do pH no solo.
2 – Porque a denominação ‘cargas permanentes’ e ‘cargas dependentes de ph’?
As cargas permanentes são cargas negativas que se originaram junto com a formação do mineral e as cargas dependentes de ph resultam da variação de pH, podendo ser positivas ou negativas
3 – Qual a origem das cargas permanentes? E das dependentes de PH?
As cargas permanentes são originadas na formação dos argilominerais, quando cátions de menor valência substituem cátions de maior valência na estrutura do mineral, causando um deslocamento de cargas que resulta no aparecimento de cargas negativas na estrutura do mineral (substituição isomórficas).
As cargas dependentes de ph resultam da variação do ph do solo e podem ser positivas ou negativas. Ph menor cargas positivas. Ph maior cargas negativas. As cargas são originadas pela adsorção ou dessorção de prótons ou de íons hidroxil.
4 – O que é ‘grupo funcional de superfície’?
É uma unidade molecular quimicamente reativa, limitada na estrutura de um sólido tal que os componentes reativos dessa unidade pode estar inseirdos num fluido. Pode ser orgânicos ou inorgânicos.
5 – Quais os grupos funcionais de superfície mais reativos em solos? Onde se localizam?
O principal grupo da M.O. é o carboxil (COOH), enquanto na matéria inorganica é o hidroxil (OH), presentes na superficie da argilominerais, óxidos, hidróxidos e oxihidróxidos de Fe, Al, Mn, Si e Ti.
6 – Como formam as cargas elétricas nos grupos funcionais de