Brinquedoteca
O presente artigo tem por objetivo discutir a relação brinquedoteca e aprendizagem, a importância do brincar para as crianças e como a brincadeira pode influenciar na aprendizagem do aluno. O brincar pode ser uma divertida forma de ensinar as crianças, brincando elas apropriam-se de novas informações, valores e culturas diferentes, interagem com o meio e tem relações sociais com as demais crianças e ou adultos.
Palavras-chave: Brinquedoteca. Aprendizagem. Relações sociais
1 INTRODUÇÃO
O brincar pode ser uma divertida forma de ensinar as crianças, brincando elas apropriam-se de novas informações, valores e culturas diferentes, interagem com o meio e tem relações sociais com as demais crianças e ou adultos.
O brincar, o aprender e a criança estão interligados e não seria justo interromper essa troca que existe entre eles, cabe ao professor utilizar a brincadeira como uma prática pedagógica e saber observar os seus alunos, pois com uma boa observação de sua turma é possível saber do que a mesma precisa.
1 O BRINCAR: desvendando o mistério.
O ato de brincar é importante e prazeroso, o prazer é ponto fundamental da essência do equilíbrio humano. A ludicidade é uma necessidade interior da criança inerente ao seu desenvolvimento. A partir do brincar a criança constrói os conhecimentos através dos papeis que representa. O conteúdo imaginário da brincadeira demonstra como as crianças se apropriam dos objetos culturais que, como produto da atividade humana, envolvem relações sociais e regras de comportamento muitas vezes ainda impraticáveis na vida real. Segundo Fantin (2000, p.55 apud Garcez):
A brincadeira possibilita saber como a criança vê o mundo e como gostaria que ele fosse, pois na brincadeira ela expressa seu pensamento, organizando e compreendendo o seu mundo. Isso ocorre porque a criança cria uma situação imaginária nasce a partir do conhecimento que possui do mundo adulto, mundo onde necessita aprender e viver.