Mecênica dos solos revisão
Definição de solos
São materiais que resultam do intemperismo ou da meteriorização de rochas, por desintegração mecânica ou decomposição química.
Obs.: Desintegração mecânica
Agua
Temperatura
Vegetação
Vento
Decomposição química
Entende-se como o processo, em que há modificação química ou mineralógica da rocha de origem
Obs.: O Principal agente de decomposição química é a água e os mais importantes mecanismo de ataques são:
A oxidação
Hidratação
Carbonatação
Efeitos químicos da vegetação
- Oxidação: No processo de oxidação, o oxigênio reage com os minerais, principalmente com os que contem manganês, ferro e enxofre. Quando a agua com oxigênio dissolvido penetra no subsolo, a oxidação processa-se nos primeiros metros superficiais, cessando totalmente o lençol freático.
- Hidratação: A hidratação constitui na adição da agua num mineral e sua absorção dentro do reticulo cristalino, longo causando o expansão do mesmo.
- Carbonatação: O gás carbônico dissolvido na agua de origem a uma solução ácida referida hipoteticamente como se fosse de ácido carbônico. A reação entre esta solução e os minerais é designada de Carbonatação.
Tipos de solos
Solos residuais: São os que permanecem no lugar da rocha de origem, observando uma gradual transição do solo até a rocha.
Ex.: Solos lateríticos, os expansivos e os porosos
Solos sedimentares: São os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser Aluvionares (Transportados pela água), Éolicos (Transportados pelo vento), Coluvionares (Transportados pelo vento) e Glaciares (Pelas geleiras).
Solos orgânicos: São os de origens essencialmente orgânicos, seja de natureza vegetal, seja animal.
Propriedades das partículas solidas do solo
Peso especifico das partículas
g = Ps / Vs (g/cm³)
Densidade relativa: Razão entre o peso especifico da parte solida e o peso de igual volume de agua pura a 4 Graus Celsius
= Yg / Ya
Elementos constituintes do solo Vt = Vv + Vs (Volume de vazios + Volume