Emaús
POR MATEUS CARDOSO BARROS
TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE HOMILÉTICA I PROF: PR JOSÉ AMÉRICO MACHADO LOPES
CAMPOS DOS GOYTACAZES 2015
Titulo: Quando pensei que estava só!
Tema: “Caminhando com Jesus”
Texto: Lc 24:13 a 35.
Introdução
Na estrada da vida o cristão é envolvido pelas mais diversas situações, que envolvem o aspecto emocional. Nós seres humanos vivemos em constante confronto com nosso próprio ser. Somos como um barco aderiva em mar revolto, assolado pelas ondas, navegando entre o medo e a confiança a verdade e a mentira, entre a dúvida e a verdade, entre a fé e a incredulidade.
Isto nos revela quanto somos humanos, e a nossa vulnerabilidade ante os problemas e preocupações da vida, evidenciando a necessidade que temos da presença do senhor em nosso caminho. Os sentimentos fazem parte, porém não devemos estar subjugados a eles, uma vez que este passe a exerce o domínio sobre nossas ações, estará comprometendo os valores espirituais indispensáveis para a vida cristã, e nosso bom relacionamento com Deus.
O caminho de Emaús retrata momentos de interrogações e questionamento, frutos de um conflito. São nos momento mais incertos, quando pensamos estar sozinho, que Jesus mais perto de nós está.
Gostaria de nesse sermão salientar sobre a complexidade da vida cristã, diante das adversidades. Para que saiba, que Jesus percorre conosco em nossas adversidades e não deixa caminhar sozinho.
1-A Tristeza cega, Tirando a percepção e a