sistemas de gestão de conteúdos empresariais - ECM
Os sistemas de gestão de conteúdos empresariais têm sido a principal aposta da indústria para lidar com o aumento acelerado da quantidade de informação produzida. O termo Enterprise Content Management (ECM) foi criado em 2000 por uma das maiores associações internacionais envolvidas nesta área, a AIIM (Association for Information and Image Management), sediada nos Estados Unidos, sendo agora universalmente utilizado, tanto no mundo dos negócios, como no da investigação.
O Enterprise Content Management (ECM) ou Gerenciamento do Conteúdo Empresarial foi criado para gerir, de forma eletrônica, o ciclo de vida de todos os documentos envolvidos em um processo de negócio e tem como objetivo usar um conjunto de tecnologias para proporcionar maior acesso às informações contidas em documentos não estruturados, em arquivos de origem eletrônica ou documentos físicos que foram convertidos a este formato, de forma a entregá-lo em formato adequado ao uso das aplicações corporativas, as classificadas como de conteúdo estruturado. Ou seja, é o meio formal pelo qual se organizam e arquivam os documentos e demais assuntos ligados aos processos da empresa.
Com todos os desafios relacionados à gestão de conteúdo empresarial, as organizações têm se voltado para tecnologias ECM para auxiliá-las no gerenciamento de todo o seu conteúdo de forma proativa. Com o ECM, as empresas têm, entre outras, a possibilidade de simplificar os seus processos de criação, gestão, publicação e distribuição dos conteúdos, assim como de reduzir os custos de criação, manutenção e produção da informação e utilizar de forma mais eficiente os recursos disponíveis.
O termo engloba estratégias, métodos e ferramentas utilizadas durante todo o ciclo de vida do conteúdo. Devido a isso, o Gerenciamento do Conteúdo Empresarial do negócio se torna muito mais eficaz, uma vez que esta ferramenta lhe proporciona total controle de todas as etapas à que foi submetido um documento específico,