ENTEROBACTÉRIAS
As Enterobactérias constituem um grande grupo heterogêneo de bacilos Gram- negativos cujo habitat natural é o trato intestinal de seres humanos e animais. A família abrange muitos gêneros (Escherichia, shigella, salmonela, enterobacter, klebsiella, serratia, proteus e outros). Alguns micro-organismos entéricos (p.ex., Escherichia Coli) fazem parte da flora normal e acidentalmente provocam doenças, enquanto outros, como as salmonelas e shigelas, são regularmente patogênicos para os seres humanos. As Enterobactérias são anaeróbicos facultativos ou aeróbios, que fermentam ampla variedade de carboidratos, têm uma estrutura antigênica complexa e produzem diversas toxinas e outros fatores de virulência.
1.1-CLASSIFICAÇÃO
As Enterobacteriaceae constituem o grupo mais comum de bacilos Gram- negativos cultivados em laboratório clínico, e estão entre as bactérias mais comum que causam doença, juntamente com os estafilococos e os estreptococos. A família Enterobacteriaceae apresenta as seguintes características: São bacilos Gram- negativos móveis com flagelos peritríquios ou imóveis; cresce em meios de peptona ou extrato de carne sem acréscimo de cloreto de sódio ou outros suplementos; crescem adequadamente em ágar de MacConkey; apresentam crescimento aeróbico e anaeróbico (são anaeróbicos facultativos); fermentam a glicose em vez de oxidá-la, frequentemente com produção de gás; são catalase- positivos oxidase- negativos e reduzem o nitrato a nitrito; e apresentam um conteúdo de 39 a 59% de DNA G + C.
1.2 - MORFOLOGIA E IDENTIFICAÇÃO
A. Micro-organismos típicos
As Enterobacteriaceae são bacilos Gram – negativos curtos, sua morfologia típica e observada durante o crescimento em meios sólidos In vitro, mas é altamente variável em amostras clinicas. As cápsulas são grandes e regulares na Klebsiella, menores noEnterobacter e incomuns nas outras espécies.
B. Cultura