Informatica
• Criar, eliminar, controlar, sincronizar a comunicação de processos e threads
• Gerenciar a memória
• Gerenciar o sistema de arquivos
• Gerenciar os dispositivos E/S
• Suportar a comunicação em redes
• Contabilizar, auditar e garantir a segurança do sistema.
2 instruções privilegiadasO espaço de usuário ou modo de utilizador é um conceito da ciência da computação que se refere a um modo de execução em que um processador executa apenas instruções não privilegiadas. Quando um programa que corre em modo de utilizador tenta executar uma dessas instruções, o processador não a executa e, em vez disso, informa o núcleo para que este possa decidir o que fazer perante a situação (nomeadamente tolerar a execução da instrução). Etimologicamente, espaço refere-se ao conjunto de programas que rodam com o processador em modo usuário e a expressão origina da tradução direta da expressão em inglês user space application.
Modos de Acesso
Existem certas instruções que não podem ser colocadas à disposição das aplicações, pois a sua utilização indevida ocasiona sérios problemas à integridade do sistema. Suponha que uma aplicação atualize um arquivo em disco. O programa, por si só, não pode especificar diretamente as instruções que acessam seus dados no disco. Como o disco é um recurso compartilhado, sua utilização deverá ser gerenciada unicamente pelo sistema operacional, evitando que a aplicação possa ter acesso indiscriminado a qualquer área do disco, o que poderia comprometer a segurança e integridade do sistema de arquivos.
Como visto fica claro que existem certas instruções que só devem ser executadas pelo sistema operacional ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema. As instruções que têm o poder de comprometer o sistema são conhecidas como instruções privilegiadas, enquanto as instruções não-privilegiadas são as que não oferecem risco ao sistema.
Para que uma aplicação possa