Enterobactérias
As enterobactérias são gram negativas, apresentam a forma de bacilos, são anaeróbicas facultativas, habitam tanto solo, vegetação, água e a região do trato gastrointestinal de várias animais, inclusive o homem. Utilizam a glicose e a amônia como fontes únicas de carbono e nitrogênio. São catalase positivos e metabolizam uma variedade de substâncias entre elas (carboidratos, proteínas, lipídios etc)
Endotoxinas, são toxinas que ficam na parede celular. Quando essa parede é quebrada, essa toxina é liberada no organismo ativando o sistema complemento, ocorre a liberação de citocinas tbm, isso tudo faz com que ocorre febre no individuo, podendo a levar à um choque e a morte.
Cápsula: possui os antígenos K, que são hidrofílicos e repelem a superfície celular dos fagócitos, impedindo que seja fagocitado.
Possuem uma resistência à destruição sérica, que impede a ligação do sistema complemento.Essa resistência é encontrada em microorganismos capazes de produzir infecções sistêmicas e não se sabe ao certo qual parte do organismo que dá essa resistência.
Podem causar Infecções intestinais e extra-intestinais, onde amas podem ser localizadas ou sistêmicas. As infecções localizadas mais frequentes são as das vias urinárias, dos pulmões, do sistema nervoso, da pele e em feridas.
O diagnóstico das infecções extra celulares tem por base o isolamento da anterobacteria e sua identicação. O isolamento não oferece dificuldades, pois elas crescem bem tanto nos meios de cultura simples como nos meios seletivos.
Com relação a identificação das espécies, devemos considerar separadamente as mais frequentes e típicas das mais raras e difíceis. A identificação das primeiras pode ser bastante fácil, requerendo apenas algumas carcteristicas culturais, como por exemplo:
- O odor de crescimento: é clássico o conceito de que a E coli. Exala odor de esperam e a Proteus mirabilis odor de putrefação.
- Morfologia das colônias: em placas de mac Conkey a E. coli forma