Entendimento Educar os FIlhos
O primeiro princípio é amar incondicionalmente, e o segundo é conhecer os princípios do comportamento, ou seja, para uma boa educação apenas amor não basta, é necessário saber como manter, estabelecer ou até mesmo eliminar comportamentos. O papel dos pais na educação é tão importante quanto a genética já que o ambiente também influência no comportamento.
Há três grandes fatores que influenciam no comportamento: a herança genética, filogenética; a história de vida, que seria tudo aquilo que aprendemos; e a história cultural. Uma importante característica no homem é sua capacidade de se adaptar a vários tipos de situações, aprendendo, correspondendo ao ambiente em que está.
Conforme vamos aprendendo começamos a interagir com o ambiente e até mesmo podemos ser modificados por ele. Como eventos importantes de um comportamento deve-se observar o seu antecedente e seu consequente (o que vem antes e depois do comportamento), pois são estes eventos que o controlam e fortalecem. O comportamento pode ser observável (aberto) como escrever, falar ou não observável (encoberto) como sentir dor, sonhar. Então para analisarmos o comportamento devemos levar em conta o antecedente, o comportamento e o consequente.
Podemos usar como exemplo, uma criança chorando ao ouvir dos pais que precisa dormir, mas esta quer terminar de ver seu desenho, começa assim a chorar. Os pais que não querem interromper por muito tempo o que estavam fazendo acabam cedendo e deixando. Os seja, agora a criança sabe que ao chorar pode ter o que quer com maior facilidade. Tal comportamento não pode ser visto apenas como o da criança, pois os pais também estão ali, participando, ou seja, todos estão envolvidos, não podendo culpar apenas a criança ou os pais.
Ao não entender o comportamento da criança, este pode ser visto apenas como “traços de personalidade” como Maria é preguiçosa, Paulo é agressivo. Cada