Entalpia de neutralização
CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA
GABRIELE PORFÍRIO GAMBALONGA
LETÍCIA DE MATOS DA SILVEIRA
LUIZE LEITES DE MATTIA
NILSÉIA FELTRIN
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
CRICIÚMA, 2014
GABRIELE PORFÍRIO GAMBALONGA
LETÍCIA DE MATOS DA SILVEIRA
LUIZE LEITES DE MATTIA
NILSÉIA FELTRIN
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental II, do Curso de Engenharia Química, ministrado pelo professor Erlon Mendes.
CRICIÚMA, 2014
1. INTRODUÇÃO
Nas reações químicas grande parte da energia envolvida aparece em forma de calor, sendo classificadas como endotérmicas ou exotérmicas.
Sempre que houver envolvimento de energia na reação entre um ácido e uma base, produzindo um sal deve ser atribuída à reação dos prótons com as hidroxilas. Essa reação é denominada de neutralização e o calor (entalpia) envolvido em um mol de prótons com um mol de hidroxilas denomina-se de entalpia, ou calor de neutralização. Neste relatório será apresentado o calor de neutralização entre um ácido (HCl) e uma base (NAOH).
2. OBJETIVO
Determinar o calor da reação de neutralização entre o acido clorídrico () e o hidróxido de sódio ().
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Diluição de soluções
A diluição é um procedimento para a preparação de soluções menos concentradas por meio de outras mais concentradas.
Ao efetuar um processo de diluição, ou seja, ao adicionar mais solvente a determinada quantidade da solução estoque, modifica-se (diminui) a concentração da solução sem variar o número de mols de soluto presente na solução. Em outras palavras,
Pelo fato de a molaridade ser definida como mol de soluto por litro de solução, observa-se que o número de mols de soluto é dado