Exemplo 1
ANDRIELE PEDROSO BONFANTE
FLAVIA PASINI
IZABELA BEZ FONTANA
MAIANA DELLA GIUSTINA
Nota: 10,0
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
CRICIÚMA, (2014)
ANDRIELE PEDROSO BONFANTE
FLAVIA PASINI
IZABELA BEZ FONTANA
MAIANA DELLA GIUSTINA
DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO
Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental II do Curso de Engenharia Química ministrada pelo professor Erlon Mendes
CRICIÚMA, (2014)
1. INTRODUÇÃO
O calor de neutralização, pode ser definido como sendo o calor de reação entre um ácido forte (HCl) e uma base forte (NaOH) em solução aquosa quando encontram-se totalmente dissociados. Tendo–se em vista que o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água, porém com sinal contrário.
Pode-se perceber que quando uma reação química se dá sob pressão constante, a quantidade de calor liberado ou absorvido por ela, pode ser expressa pela variação de entalpia do sistema (ΔH), ou seja, o calor de reação ou entalpia de reação pode ser endotérmico (absorve calor) ou exotérmico (libera calor).
No experimento apresentado realizou-se uma mistura de solução de hidróxido de sódio com ácido clorídrico, introduzindo-se dentro do calorímetro gerando assim um calor de neutralização.
0,5
2. OBJETIVOS
Determinar o calor molar de neutralização da reação de hidróxido de sódio (NaOH) com ácido clorídrico (HCl) em um sistema adiabático.
0,5
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Reação de Neutralização
Chang (2010) define a reação de neutralização como a reação química entre um ácido e uma base produzindo água e sal em meio aquoso. Sendo que, o sal é um composto iônico constituído por um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH- ou O2-.
Um exemplo em que isto ocorre é quando uma solução de HCl é misturada em uma solução de NaOH resultando na seguinte equação:
No entanto tanto o ácido como a base são eletrólitos fortes, estão