TCC
RESUMO
Com os avanços no meio empresarial e a ampliação do campo de ação do Administrador de Empresas também no setor público, é importante que se tenha conhecimento das mudanças que ocasionadas com o avanço e as decorrentes possibilidades. Uma dessas mudanças, que tem desempenhado forte influencia é a chamada Gestão Participativa, ou Gestão Democrática. Este trabalho visa uma pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisa bibliográfica. Por meio de uma explanação acerca do conceito de administração e de gestão delineia-se a posição e o papel do Administrador em uma organização de gestão participativa. A posição delineada demonstra a importância do planejamento como categoria de trabalho inerente ao ato de administrar. Este estudo tem por base o estudo de Ramillo – que conduz à necessidade de estudo e conceituação da atividade de planejar na perspectiva participativa. Enfim, 2 tomando por subsidio estas questões, o texto se encerra com algumas considerações sobre as possibilidades do Administrador numa realidade de Gestão Participativa.
Palavras chave: Gestão participativa, planejamento e participação, Administração.
INTRODUÇÃO
Este estudo originou-se da necessidade dos seus autores de compreender as transformações no campo da Administração nos últimos anos. Atualmente, muito tem se falado em Gestão Participativa, tanto na esfera pública quanto na privada.
Contudo, num país como o Brasil com pouco mais de 500 anos, com longo período de ditadura, o conceito de participação não é tão óbvio quanto pode parecer. Como dito no início, muito tem se falado em Gestão Participativa, mas muito há para se explicar ainda sobre este assunto.
Portanto, para falar de gestão democrática é necessário que antes seja elucidado o conceito de gestão advinda do conceito de administração.
Na Administração Científica proposta por Taylor, o princípio do planejamento é o primeiro princípio de uma gerência