Entalpia de neutralização
Professora Margarida Vasconcelos
A.L.1.6-Funcionamento de um sistema-tampão
Trabalho realizado por:
Maria Vaz Martinez, 12ºB
João Ferreira, 12ºB
Guilherme, 12ºC
Alberto Pacheco, 12ºB
Trabalho realizado por:
Maria Vaz Martinez, 12ºB
João Ferreira, 12ºB
Guilherme, 12ºC
Alberto Pacheco, 12ºB
* Objetivos:
Este trabalho tem como objectivos a determinação da concentração de uma solução de carbonato de sódio de seguida traçar a curva de titulação pH=f(volume de titulante), se possível usando sensores/medidor de pH, fazer a análise desse mesmo gráfico para identificação das zonas com efeito-tampão * Introdução Teórica:
A adição de um ácido a uma base (ou vice versa) leva a uma variação de pH através da ocorrência de uma reacção de ácido-base, geralmente chamada reacção de neutralização embora, como sabemos, muitas vezes não se obtenha uma solução neutra.
Uma das aplicações mais importantes das reacções de neutralização é a sua utilização para determinar a concentração ou titulo de uma solução através da reacção completa com outra de concentração conhecida.
A titulação é conseguida através da adição de uma solução contida numa bureta ( o titulante) à solução de que se pretende saber o titulo ( o titulado) até que se atinja o ponto de equivalência, isto é, o ponto onde as espécies envolvidas se encontram na estequiometria requerida para haver reacção completa, não havendo nesse ponto excesso de ácido nem de base. Quando é atingido o ponto de equivalência, que normalmente é verificado pela viragem de cor de um indicador adequado para a titulação, diz-se que foi atingido o ponto de termo ou ponto final de titulação.
A detecção do ponto de equivalência pode ser conseguida por intermédio de um indicador de pH adicionado antes do inicio da titulação. Quando a titulação se aproxima do ponto de equivalência, o pH varia bruscamente com pequenas adições de titulante, pelo que, se o indicador tiver sido bem