Resumo Livro: Vantagem competitiva de porter capitulos 1,2 e 3
A estratégia competitiva é uma busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, à arena fundamental onde ocorre a concorrência. Além disso, ela procura estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra forças que determinam a concorrência da indústria. As indústrias tornam-se mais ou menos atrativas no decorrer do tempo, e a posição competitiva reflete uma batalha interminável entre concorrentes. Mesmo longos períodos de estabilidade podem ser bruscamente terminados por movimentos de competitivos.
A vantagem competitiva surgiu principalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a desembolsar e o valor superior surge da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência, por benefícios considerados equivalentes.
O primeiro fator determinante da rentabilidade de uma organização é a atratividade da indústria. Em qualquer indústria, doméstica ou internacional, é necessário que se produza um produto ou serviço baseado nas regras da concorrência, englobado na teoria chamada de “As cinco forças”, que são: entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores ea rivalidade entre os concorrentes existentes.
As cinco forças determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, custos e o investimento necessário das empresas em uma indústria. Porém as organizações, através de suas estratégias podem influencias as cinco forças de modo que, se uma empresa pode modelar a estrutura, pode modificar fundamentalmente a atratividade de uma indústria para melhor ou para pior. Normalmente é mais aconselhável aos lideres por trás das organizações, adotarem ações para melhorarem, ou protegerema estruturaindustrial do quebuscarem maiores vantagens competitivas para si próprias.
Os clientes e possíveis clientes