ensino e aprendizagem de ed física no segundo siclo
A percepção do corpo se dá a análise de sua postura e movimentos diferentes do cotidiano.
Utilização de jogos pré-desportivos para dar iniciação ao esporte propriamente dito.
No segundo ciclo é de se esperar que os alunos já tenham incorporado a rotina escolar, atuem com maior independência e dominem uma série de conhecimentos. No que se refere à Educação Física, já têm uma gama de conhecimentos comum a todos, podem compreender as regras dos jogos com mais clareza e têm mais autonomia para se organizar. Desse modo, podem aprofundar e também fazer uma abordagem mais complexa daquilo que sabem sobre os jogos, brincadeiras, esportes, lutas, danças e ginásticas Iniciação de passos de dança, ou seja, passos coordenados.
Já devem ter consolidado um repertório de brincadeiras e jogos que deverá ser transformado e ampliado.
A construção das noções de espaço e tempo se desenvolverá em conjunto com as aquisições feitas no plano motor; localização no espaço já não é mais tão egocentrada, podendo incluir o ponto de vista dos outros, o que permite a realização de antecipações mentais a partir da análise de trajetórias e de cálculos de deslocamento de pessoas e objetos.
De posse desses instrumentos, a análise e a compreensão das regras mais complexas e das estratégias de jogo tornam-se um conhecimento que ajuda a criança a jogar melhor e a ampliar suas possibilidades de movimento.
A possibilidade de compreensão das regras do jogo é maior, o que permite que percebam as funções que elas têm, de modo a sugerir alterações para tornar os jogos e brincadeiras mais desafiantes.
Os alunos no segundo ciclo já estão com a rotina escolar e têm uma maior independência.
As regras dos jogos podem ser mais complexas. Os movimentos podem ser mais específicos.
A compreensão das regras e a autonomia para a organização das atividades permitem ainda que os aspectos estratégicos dos jogos passem a fazer parte dos