Ensino Superior Incompleto
I – São argumentos que vão contra a concepção de que se pode conhecer Deus diretamente e através de uma evidência, sem passar pelo mundo sensível. II – Vão contra a posição de que só se pode conhecer Deus pela fé, e de que só se pode falar de Deus se já se sabe quem Ele é. III – Trata-se essencialmente de uma demonstração da existência de Deus a partir da razão natural, buscando conciliar a revelação, o que nos ensinam as Escrituras, com a assim chamada “teologia natural”, a noção de Deus que temos.
(161777) Na Grécia Antiga, a religião e o mito eram as fontes originárias de conhecimento. Através deles, os gregos tinham as respostas fundamentais para as grandes questões da existência. A partir do século VI a.C., no entanto, surgiram alguns sábios que propuseram uma outra forma de pensar e de explicar o mundo. Eles passaram a utilizar os argumentos racionais (não mais os religiosos ou míticos) para teorizar a realidade a partir de elementos presentes no próprio mundo natural, sem que precisassem apela a um mundo sobrenatural. O texto está se referindo à?
Filosofia Naturalista dos filósofos pré-socráticos
(161836) Qual filósofo abaixo acusado e declarado culpado de corromper a juventude ao ensinar doutrinas que feriam as tradições religiosas da cidade de Atenas?
Sócrates
(162129) Do ponto de vista filosófico, dois foram os fatores, característicos do século XIII, que possibilitaram o desenvolvimento da Escolástica, são eles: O surgimento das