otet
IV Congreso Latinoamericano de Ciencias de la Comunicación.
GT de Comunicación, Médios de Difusión y Política.
Título do trabalho:
Mídia, Opinião Pública ativa e Esfera Pública democrática.
Autor: Jorge Almeida
Resumo:
Neste trabalho, estudamos o nascimento e a decadência da opinião pública e da esfera pública burguesa e dialogamos com diversas abordagens sobre esta temática. Criticamos a situação vigente mas advogamos a possibilidade de construir, dentro de certas condições políticas, com base nas novas tecnologias e nos mídia, e a partir de novos sujeitos sociais e de espaços no Estado, uma opinião pública ativa e uma esfera pública democrática.
Identificação do autor:
Jorge Almeida é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom-UFBA (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia – Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa em Mídia e Política da Facom-UFBa; do Comitê de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo; e do Conselho Editorial da revista Teoria & Debate. Autor de “Como vota o Brasileiro” e “Estratégia, a luta política além do horizonte visível”(org).
Endereço:
Rua Arquimedes Gonçalves, 369, ap. 201, Jardim Baiano.
Salvador, Bahia Brasil.
Cep: 40.050-300.
Fone: (55.71) 321 4158.
Fax: (55.71) 322 1852.
E-mail: jorgealm@uol.com.br
Site: http://sites.uol.com.br/jorgealm
Mídia, Opinião Pública ativa e Esfera Pública democrática.
Jorge Almeida.1
1. Introdução.
A relação entre esfera pública, opinião pública e cena política tem sido abordada, nos estudos da comunicação, principalmente a partir da cena política e de sua gramática. Menos importância tem sido dada às conseqüências da cena política midiatizada para a democracia e para as transformações que tem provocado sobre a esfera pública e a produção da opinião pública. Por isso, é fundamental abordar, nos estudos de comunicação e política,